Como adotar uma postura Customer Centric na empresa

COMPARTILHAR POST

Como adotar uma postura Customer Centric na sua empresa

Dentre as práticas que se tornaram imprescindíveis para se destacar em um mercado cada vez mais acirrado, o modelo Customer Centric oferece para as empresas um diferencial invejável: um atendimento exemplar.

Afinal, a busca pela excelência em atendimento e pela melhor experiência do cliente nunca esteve tão em alta.

Segundo relatórios da SuperOffice, 45,9% dos empresários entrevistados têm a experiência do consumidor como principal prioridade para os próximos 5 anos, o que supera os 20,5% que priorizam preços e os 33,6% que colocam seus produtos em primeiro lugar.

E não à toa, uma vez que é fácil nos colocarmos na posição de clientes para perceber o quanto uma boa experiência faz a diferença nas nossas escolhas de consumo. Para um a cada três consumidores, basta uma experiência negativa para desfazer a fidelidade à marca.

Porém, o que exatamente é um modelo Customer Centric e como você pode introduzi-lo na sua empresa para que ela não fique para trás? Continue lendo este artigo e fique por dentro deste conceito!

O que significa ser Customer Centric?

Primeiro, podemos começar a explicar o conceito de Customer Centric com uma tradução livre deste termo para a língua portuguesa, que seria algo como uma organização “centrada no cliente”. Bem autoexplicativo, não é? 

Mas o que isso quer dizer? O cliente já não é o alvo de qualquer empresa que preza pelo sucesso?

Bom, a verdade é que, quando estamos falando sobre ser Customer Centric, não estamos falando apenas de uma dedicação tradicional ao cliente. Estamos falando sobre todo planejamento estratégico, centralizando-o no entorno do consumidor e de sua experiência.

Manter o cliente no centro é oferecer serviços que são personalizados, que o deixam confortável e representado nas decisões do começo ao fim, desde a fase de sensibilização do prospect até o momento de pós-venda.

Dessa forma, é uma postura que impulsiona a fidelização desses consumidores e, por sua vez, a lucratividade da empresa. Mais do que uma estratégia, é uma mudança de cultura para a empresa.

Por que é essencial ser Customer Centric nos dias atuais?

Mais uma vez, pedimos que você se coloque na posição de cliente e pense em qualquer empresa que você se mantém fiel. Na maioria dos casos, não há dúvida: a empresa faz de tudo para deixar as coisas mais fáceis para você.

A comunicação é agradável, os conteúdos são compartilhados com você na frequência certa e a marca sabe transmitir a sensação de qualidade através da experiência que ela oferece.

Além disso, essa facilidade funciona nos dois sentidos. Um levantamento da SurveyMonkey indicou que 83% dos funcionários se sentem mais seguros em seus cargos em uma empresa Customer Centric, garantindo uma menor intenção de troca de cargos a curto prazo.

Afinal, não é difícil fazer essa conexão entre atendimento e a dinâmica interna de uma empresa

Quanto mais um negócio se preocupa em garantir uma boa experiência ao cliente, mais ele acerta em suas ações e no objetivo de agregar valor à marca e ao produto. Com essa melhora do desempenho, a rotina das equipes se torna muito mais prazerosa e aqueles atritos internos que existem em empresas passam a ser cada vez mais raros.

Por fim, também podemos traçar uma relação entre a postura Customer Centric com o rendimento de uma empresa

Segundo um estudo da Deloitte, a lucratividade de companhias que adotam um sistema Customer Centric é 60% superior às que não focam nos clientes.

Nesse sentido, o conceito Customer Centric é essencial para evoluir a relação com os clientes, o ambiente interno de trabalho e, também, os rendimentos da empresa.

Implementando a cultura Customer Centric

Acompanhando o tema até aqui, deve ter ficado claro o quão importante é centralizar as estratégias da empresa no cliente. 

Atualmente, quem não assume esse compromisso corre grandes riscos de se perder em meio à concorrência e, nos primeiros esforços para colocar o Customer Centric em prática, é preciso repensar as posturas corporativas.

Por isso, separamos algumas táticas que funcionam para preparar o terreno e implementar essa estratégia na sua empresa.

Conheça seu cliente

Bom, primeiro temos que entender quem é esse cliente que queremos nos conectar e oferecer a melhor experiência.

Felizmente, hoje nós podemos ir muito além do “achismo” para montar esse tipo de perfil, utilizando como apoio os dados e informações que podemos coletar por ferramentas de CRM, por exemplo.

Com esse tipo de análise, você fica sabendo tudo: os desejos, hobbies, dores e muito mais.

Tendo isso em mãos, há uma maior precisão na hora de projetar soluções personalizadas, pensadas com o cliente em mente.

Invista em uma liderança focada no cliente

Entretanto, conhecer o cliente como a palma da mão na verdade é só o início. Sem uma liderança voltada para o cliente, não existe Customer Centric.

É preciso contar com líderes que entendam a importância de posicionar o cliente sempre ao centro, a fim de tomar decisões que causam impactos positivos dentro da empresa e motivam os demais colaboradores.

Afinal, são esses profissionais na liderança que serão encarregados de transmitir ativamente o conceito Customer Centric para os demais, até que esta cultura seja estabelecida.

Ofereça autonomia à equipe

Quando um cliente apresenta uma necessidade, é esperado que ela seja resolvida o mais rápido possível e com o máximo de eficiência. 

Entretanto, para garantir soluções ágeis é preciso tirar certas burocracias do caminho e assegurar mais autonomia para resolver problemas, resultando em mais satisfação no atendimento.

Nesse sentido, a fim de manter os profissionais confortáveis em suas decisões e em seus desempenhos, é preciso capacitá-los para que eles estejam alinhados com as expectativas da empresa, com cursos e feedbacks constantes.

Melhore com o feedback

E quando falamos sobre feedbacks, estamos falando tanto sobre os que são compartilhados internamente quanto os que são feitos por parte dos consumidores em prol de melhorar a relação com a empresa.

Obter essas críticas e elogios é essencial para manter uma cultura de melhoria contínua, a fim de garantir um melhor atendimento e catálogo de produtos/serviços.

Evolua a cultura da sua empresa com a CR BASSO

Com mais de 25 anos de experiência no mercado, a CR BASSO Educação é a solução para garantir a evolução da sua empresa, capacitando os seus funcionários para atingir novos patamares de qualidade de serviço através da educação corporativa.

Venha com a CR BASSO garantir todo o suporte que você necessita para introduzir estratégias que irão direcionar sua empresa para o futuro.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos cursos.

Nos siga também nas redes sociais, LinkedIn e Instagram. Lá, você acompanha nosso trabalho e fica por dentro de mais dicas exclusivas da CR BASSO.

Até a próxima!

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: