Será que os meus colaboradores realmente têm pensamentos e atitude de dono? Ou simplesmente eles vem para empresa para trabalhar e não pensam em evoluir e crescer junto? Você já fez estas perguntas pra si mesmo? Pois então, deveria.
Hoje em dia, o incentivo ao empreendedorismo e as empresas inovadoras que facilitam o crescimento dos colaboradores estão em alta. Portanto, a competitividade não se limita apenas à atração de clientes.
Ela está presente também entre os empregadores que disputam os melhores profissionais do mercado. Aqueles que, além das habilidades e competência técnica, atuam como verdadeiros donos do negócio.
Isto é, eles sempre inovam, pensam em novos processos, em redução de custos e têm a expectativa de crescerem juntamente com a empresa. Afinal, este é o perfil e atitude de dono do negócio. É o conhecido “ownership” (a expressão em português significa “atitude de dono”).
Engajamento com o mesmo propósito
Ter atitude de dono ou senso de dono – como preferem alguns especialistas no assunto –, é apresentar um modo diferenciado de lidar com as mais diversas situações, sempre visando o crescimento da empresa, sua estabilidade no mercado e, como não poderia deixar de ser, o lucro.
Quando todos têm esta esta mentalidade e compartilham do mesmo ideal, se trabalha com paixão. Tanto que é comum vermos aqueles funcionários que “vestem a camisa da empresa” se referindo a ela como a um filho ou um grande amor. O comprometimento e o engajamento com o propósito da empresa é visível.
Caso contrário, temos o colaborador apático, que trabalha no temido “piloto automático”, que se refere ao chefe com desprezo e vê na sua atividade profissional apenas um modo para pagar as contas. Sem idealismo, motivação ou compromisso. Você não quer colaboradores assim, não é mesmo?
Se você deseja o sucesso para o seu negócio, precisa se cercar de profissionais que tenham atitude de dono. Nem sempre eles já são assim ao serem contratados. Muitas vezes, você precisa despertar entre sua equipe o senso de apropriação.
Evite delegar pressão. Delegue tarefas, mas nunca ansiedade. Procure ser transparente e dê feedbacks frequentes, deixando claro para cada colaborador o que você espera dele. Cuidado com as cobranças exageradas, o excesso de regras e a falta de flexibilidade em relação à hierarquia.
Não aja de maneira unilateral perante seus colaboradores. Não permita que seus funcionários vejam o trabalho como um fardo pesado demais para carregar, mas sim como um caminho para o alcance de resultados positivos, tanto para a empresa, quanto para suas próprias carreiras profissionais.
Atitude de dono: Como contaminar as pessoas?
- Mostre que a empresa se importa com o crescimento das pessoas promovendo capacitação e treinamentos. Estimule, também, a participação dos colaboradores em seminários e congressos dentro da sua área de atuação. Isso contribui para que eles tenham uma visão mais global e sistêmica;
- Se comunique bem. Faça com que todos entendam a empresa como um todo. Crie canais de comunicação e interaja sempre com seus funcionários. Comunicação é uma via de mão dupla. Fale e ouça na mesma medida!
- Walk the talk! A expressão, em inglês, significa que o ideal é agir conforme o discurso. Ou seja, pratique aquilo que você prega na teoria;
- Permita que as pessoas se envolvam em processos que não estão diretamente ligados ao seu escopo de trabalho;
- Crie um ambiente onde todos sintam-se a vontade para dar ideias, sem bloqueios implícitos ou explícitos;
- Garanta a autonomia para os membros da sua equipe e entenda o erro com parte do caminho para o acerto;
- Mostre-se pronto para orientar e ajudar o colaborador a alcançar suas metas e objetivos;
- Estimule o entusiasmo da sua equipe para o atingimento das metas;
- Sempre que possível proponha o trabalho em equipe e evite a atividade isolada;
- Reconheça como positiva a troca de conhecimentos;
- Não dê espaço para a hierarquia tradicional e rígida;
- Promova a sinergia e a empatia;
- Estabeleça políticas inclusivas;
- Transmita companheirismo;
- Seja um líder inspirador.
Instinto inovador
Para que seus funcionários tragam sempre novas ideias e sintam-se estimulados a criar novos projetos, tenha um ambiente que acolha bem os empreendedores. Esta prática pode ser individual. Mas é melhor ainda quando o instinto inovador está presente na cultura da empresa.
A atitude de dono não vai apenas fazer sua empresa crescer. Tenha em mente que uma vez que isso comece a fazer parte do DNA da sua empresa, ela será sinônimo de um ambiente de trabalho agradável, divertido e desafiador.
E esta é uma das chaves para atrair os melhores profissionais e retê-los já que ali eles se sentem estão motivados e são produtivos.
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