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Assertividade no Ambiente de Trabalho

Você tem dificuldade para dizer não? Em situações polêmicas, você costuma ficar quieto ou concordar para não arrumar confusão? Você já teve dificuldades em expressar o que pensa e sente em uma reunião?

Quando conseguimos expressar nossos sentimentos, pensamentos e vontades sem agredir o outro, estamos ocupando o nosso espaço sem invadir o espaço do outro, ou seja, estamos adotando uma postura assertiva.

De acordo com o Dicionário Oxford “Assertividade significa defender os seus direitos, expressar os seus pensamentos, sentimentos e crenças de maneira honesta, direta e apropriada”.

Se perguntarmos a uma pessoa o que é assertividade, muito provavelmente, ela responderá que é fazer algo de forma certa. Ou agir de forma correta. No entanto, o conceito de assertividade não tem a ver com estar certo ou errado.

Neste artigo, vamos mostrar como é relevante o desenvolvimento desta habilidade. Segundo o Consultor Carlos Basso, o comportamento assertivo é algo valorizado no ambiente corporativo, pois a busca por resultados envolve: comunicação eficaz, foco na solução, proatividade, transparências nas relações, abertura para negociar, e respeito aos direitos do próximo. Confira o que será abordado neste post:

Assertividade no local de trabalho

Onde há relações de poder, como ocorre no ambiente de trabalho, como a questão da assertividade funciona na prática?

O mercado de trabalho é dinâmico e está sempre em busca de novas estratégias para se adaptar às mudanças, que são crescentes e cada vez mais rápidas. Diante desse cenário, um profissional que tem, entre suas qualidades, o comportamento assertivo, se destaca e fica mais próximo de evoluçao na carreira.

O mundo corporativo exige que os profissionais tenham um comportamento assertivo, independentemente do cargo que ocupem.

Afinal, é próprio de uma pessoa que age com assertividade ser capaz de fazer escolhas com base no bom senso e no equilíbrio. Esse profissional tem maior capacidade de construir uma comunicação saudável dentro da organização, entre os pares e liderança. Além disso, sabe lidar melhor com os conflitos e até evitá-los quando julgar oportuno.

Uma pessoa assertiva tem maior controle sobre suas próprias escolhas e ainda diminui a necessidade de ter a aprovação dos outros sobre suas atitudes.

Este comportamento gera mais confiança e autoestima. Cabe enfatizar que ser assertivo não significa faltar com o respeito ou não ouvir os argumentos dos outros. Ao contrário, a assertividade combina com cortesia e educação.

Um profissional assertivo está melhor preparado para tomar decisões, construir relações duradouras e estabelecer uma postura de negociador em situações de tensão.

Para ser um profissional mais assertivo…

A assertividade é uma habilidade que pode ser aprendida e exercitada no dia a dia. O autoconhecimento e a observação do cenário ao redor são aliados importantes para ser mais assertivo no ambiente profissional. Confira algumas dicas:

Melhore seu processo de comunicação

A comunicação assertiva garante que você encare grandes desafios, como fazer uma apresentação importante para uma grande plateia com mais facilidade. Ajuda até na hora de pedir um aumento de salário ao seu chefe. Comece por questões mais simples, como cobrar algum relatório fora do prazo. Faça isso de forma educada.

Fale com clareza e não se esqueça que “o corpo fala”, por isso, preste atenção a seus gestos, expressão facial, tom de voz, e além claro, no conteúdo da mensagem. Tudo isso pode demonstrar comportamentos assertivos, passivos ou agressivos.

O que está sendo dito não pode contradizer a linguagem corporal, pois quando isso acontece, a mensagem se torna pouco confiável. É preciso convicção na hora de se comunicar.

Desenvolva a sua autoconfiança

Se você tem expectativas altas, os resultados serão altos, mas, se forem baixas, a dúvida e a insegurança levarão você a titubear diante da situação.

A autoconfiança não pode ser desenvolvida da noite para o dia, você precisa persistência e aplicação contínua. A autoconfiança funciona como um motivador, quando acreditamos realmente que somos capazes, assumimos uma postura positiva diante dos desafios e mais segura na hora de agir.

Avalie seu comportamento

O autoconhecimento é fundamental. Por isso, avalie se você está tendo atitudes assertivas, se está satisfeito com seu comportamento. É importante ser verdadeiro e agir em acordo com sua essência. Faça um mapeamento de seus relacionamentos e analise como você se comporta com cada pessoa

Solicite feedbacks

É muito importante exercitar a escuta ativa, dando espaço para ouvir o que os outros têm a dizer sobre seu comportamento. O Feedback é muito importante porque impulsiona o crescimento profissional.

Por isso, peça aos colegas e gestores, feedback sobre a sua atuação. Com base na opinião deles, fortaleça os seus pontos fortes e trabalhe para aperfeiçoar os pontos a serem desenvolvidos.

Reavalie suas respostas

Nessa jornada em busca de se tornar um profissional mais assertivo, vale a pena refletir se há outro modo de conduzir uma situação ou uma discussão sobre um projeto. Reconsidere o que você fez ou disse.

Ouça o outro com atenção

Ouça para entender os argumentos e a opinião do seu interlocutor. Isso mostra que você valoriza e presta atenção ao outro. Esse comportamento assertivo fortalece a relação das pessoas no ambiente de trabalho e intensifica o diálogo entre a equipe. Melhorando os resultados de tudo o que se faz.

Educação em primeiro lugar

Evite interromper a fala dos outros ou apontar o dedo. Não use, também, expressões imperativas, tom de voz elevado, ironia ou gestos que possam violar os direitos do outro.

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