Considerações
Gerenciamento de projetos é a disciplina de definir e alcançar objetivos ao mesmo tempo que se otimiza o uso de recursos. Segundo Harold Kerzner, um projeto pode ser considerado como uma série de atividades e tarefas que tem um objetivo específico, com foco na criação de valor, a ser completado dentro de certas especificações, define datas de início e término, tem limites de orçamento, tem requisitos de qualidade, consomem recursos humanos e não humanos e são multifuncionais. O gerenciamento de projetos, tem como propósito, manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida do projeto, potenciando, ao mesmo tempo, as oportunidades de ocorrência de eventos favoráveis. Os gestores de projetos devem utilizar técnicas para planejamento, organização e motivação dos membros de suas equipes, bem como exercer liderança, acompanhamento, avaliação e controle no emprego dos recursos.
Objetivos
- Apresentar a estrutura e conceitos fundamentais de suportam a gestão de projetos.
- Preparar os membros de equipes de projetos para uma participação mais efetiva e produtiva.
- Proporcionar conhecimentos para otimizar o tempo e demais recursos dos profissionais em prol da equipe da qual fazem parte e dos objetivos estabelecidos.
Público-Alvo
Este curso foi idealizado para quem está iniciando com gerenciamento de projetos e para profissionais que buscam assertividade no gerenciamento de prazos, custos e qualidade.
Programa
Visão Geral e Conceitos:
- Panorama das abordagens atuais, indispensáveis ao gerenciamento de projetos: qualidade e produtividade e estratégia e processos
- Conceituação geral sobre plano, programa, projeto e gerência de projetos
Técnicas de gerenciamento de projetos
- Conceituação geral sobre plano, programa, projeto e gerência de projetos
- Universo de conhecimentos da gerência de projetos
- Gerenciamento da Integração
- Gerenciamento de Escopo
- Gerenciamento de Tempo
- Gerenciamento do Custo
- Gerenciamento da Qualidade
- Gerenciamento dos Recursos Humanos
- Gerenciamento da Comunicação
- Gerenciamento dos Riscos
- Gerenciamento de Compras
- Gerenciamento de Stakeholders
Organização sistemática de um projeto
- O que é um projeto
- Definição do escopo
Metodologia do gerenciamento de projetos
Fase I – Conceituação: Estabelecimento das diretrizes do projeto
- Definição do gerente de projeto
- Identificação das necessidades iniciais do projeto
- Principais “stakeholders”
- Objetivos
- Projetos relacionados
- Premissas e restrições
- Escopo
- Equipe sugerida
- Investimentos necessários e orçamento
- Identificação inicial dos riscos do projeto
- Definição do prazo estimado
Fase II – Formulação: Planejamento e programação do projeto
- Detalhamento das metas e objetivos
- Elaboração da estrutura analítica do projeto
- Análise e detalhamento dos riscos identificados
- Ajuste do planejamento dos recursos e alocação formal da equipe
- Elaboração do cronograma
- Delineamento dos procedimentos de acompanhamento e controle a serem utilizados
- Estruturação do sistema de comunicação
- Treinamento dos envolvidos no projeto
Fase III – Implantação: Execução e controle do projeto
- Realização da reunião de kick-off com a equipe de projeto
- Execução e acompanhamento do cronograma
- Execução das atividades de comunicação
- Controle do orçamento
- Elaboração do relatório de status do projeto
- Identificação e implementação de ações corretivas em termos de cronograma e custos
- Identificação e controle dos pontos de atenção
- Controle dos riscos
- Preparação, iniciação e utilização do arquivo de lições aprendidas
- Gerenciamento das expectativas dos clientes/ usuários
Fase IV – Conclusão: Comissionamento, avaliação e encerramento do projeto
- Aceite final ao produto do projeto
- Consolidação da análise de performance do projeto
- Realização de reunião de encerramento com a equipe
Estudos de caso
Metodologia
As atividades serão desenvolvidas em ambiente descontraído e mobilizador, através de exposição com apoio de recurso áudio visual e promoção de ampla discussão e desenvolvimento de debates sobre os temas abordados, bem como o uso de estudo de caso que permitirá a aplicação prática dos conceitos apresentados.