Considerações
É fácil compreender que os gestores de uma organização desempenham um papel fundamental, ou seja, transformar estratégias em resultados. A excelência no desempenho do gestor está associada a sua capacidade em lidar com as mudanças no ambiente organizacional aliado à humildade em aprender e desenvolver competências suas e da equipe e isso só é possível, a partir de autoanálise e autorreflexão dos pontos fortes e oportunidades. Precisa ser perseverante no conhecimento e na prática das políticas internas de gestão como apoio para a reflexão e elaboração do plano operacional e seus desdobramentos na área de atuação. Os resultados só acontecerão se forem acompanhados de ações práticas para energizar o recurso mais valioso da organização que são as pessoas. Assim, o grande destaque é conseguir desenvolver sua equipe e obter seu comprometimento para os desafios organizacionais. Este treinamento tem como foco central tornar a execução um sucesso a partir da gestão de pessoas.
Objetivos
- Discutir os desafios e responsabilidades em gestão de recursos e a importância de valorizar a cultura organizacional.
- Destacar a importância da gestão por indicadores – paradigma da mensuração – e seu poder transformador, associado à perspectiva “aprendizado e crescimento” dentro da filosofia do Balanced Scorecard – BSC.
- Orientar na identificação dos fatores críticos de sucesso na gestão de pessoas para atingimento dos objetivos/ metas.
- Destacar a importância da gestão de pessoas apoiado na avaliação do clima organizacional.
- Apresentar conceitos e práticas do empowerment como forma de desenvolver a equipe.
- Compreender a importância da avaliação do desempenho e do feedback para gerar consequências aos subordinados.
- Destacar o comportamento assertivo do gestor na comunicação e posicionamento nas ações de feedback.
- Apresentar modernas práticas para o desenvolvimento de pessoas.
- Valorizar o espírito de equipe e seus benefícios para a área e a organização.
- Exercitar na prática o desdobramento dos desafios na gestão de pessoas.
Público-Alvo
Gestores das diversas áreas da organização interessados em aprimorar suas práticas na gestão de pessoas.
Programa
- O que é gestão e o que é gestão de pessoas?
- Responsabilidade do gestor de pessoas
- Gestão de mudanças
- Desafios na gestão de pessoas e os fatores críticos de sucesso
- Cultura organizacional: visão, missão e valores
- Paradigma da mensuração e a gestão por indicadores
- Perspectiva aprendizado e crescimento – BSC
- Sua equipe está feliz? Gestão do clima
- Gerenciamento de pessoas
- Empowerment – empoderando pessoas
- Avaliação de desempenho para desenvolver pessoas
- Comunicação e feedback para energizar pessoas
- Modernas ferramentas de desenvolvimento de pessoas
- Grupo x equipe
- Desdobramento de ações para superar desafios
Metodologia (*)
Exposição dialogada dos conceitos e realização de exercícios práticos que reforcem os conceitos apresentados. A apresentação de vídeo instrucional e debates serão incentivados, associando as atividades em sala com casos da realidade organizacional possibilitando reflexão e inspiração dos participantes na adoção de novas atitudes na gestão de pessoas.
(*) Quando ocorrer a transmissão online ao vivo, a metodologia será adaptada para oferecer o melhor resultado considerando os participantes que estarão a distância.