Considerações
Entendemos clima organizacional como sendo as impressões gerais ou percepções dos “empregados” em relação ao seu ambiente de trabalho. Embora nem todos os indivíduos tenham a mesma opinião, pois não têm a mesma percepção, o clima organizacional reflete o comportamento organizacional, isto é, atributos específicos de uma organização, seus valores ou atitudes que afetam a maneira pela qual as pessoas ou grupos se relacionam no ambiente de trabalho. Clima, portanto, é a percepção coletiva que as pessoas têm da organização, através da experimentação de práticas, políticas, estruturas, processos e sistemas e a consequente reação a esta percepção. O clima não pode ser “criado” pela organização, é algo que já existe, vivo e atuante dentro dela, resultante principalmente de fatores internos, das decisões tomadas e da maneira como o pessoal é administrado pelos seus chefes e atinge o “empregado” diretamente, no que diz respeito à percepção que ele tem da organização, induzindo-o a determinado comportamento. O propósito deste treinamento é possibilitar aos gestores e/ou responsáveis em gestão de pessoas, para atuar de forma assertiva e reverter resultados desfavoráveis em clima organizacional. Concluímos que pessoas felizes + ambiente saudável = serviços com qualidade.
Objetivos
- Refletir sobre os desafios organizacionais, os atributos de gestão e as demandas do público interno.
- Destacar o porquê de administrar o clima interno com foco na melhoria da gestão organizacional.
- Reforçar o papel dos líderes na comunicação, no acompanhamento e incentivo à participação dos colaboradores em pesquisas de clima interno.
- Refletir sobre resultados apurados em pesquisas de clima e decidir/ priorizar o que pode ser feito no curto, no médio e no longo prazo para reverter resultados, expressos em objetivos mensuráveis.
- Esclarecer a responsabilidade dos líderes na análise de causas e elaboração de planos de ação para reversão de expectativas negativas.
- Apresentar o impacto do clima organizacional nas relações internas, motivação da equipe e reconhecimento.
- Enfatizar a necessidade dos líderes exercerem seu papel coach na consolidação do clima saudável.
- Destacar os benefícios da gestão do clima no ambiente interno, produtividade e satisfação de clientes externos.
Público-Alvo
Gestores das diversas áreas, profissionais de RH e demais profissionais que atuam na gestão do clima organizacional.
Programa
O conteúdo do programa será fornecido a partir da sua solicitação e descrição das expectativas à contratação.
Customização
Todos nossos programas IN COMPANY podem ser customizados para melhor atender as necessidades específicas de sua organização. Descreva sua necessidade e solicite uma proposta ou fale com um de nossos Consultores.