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Gestores bem preparados evitam prejuízos legais e promovem um ambiente de trabalho seguro e respeitoso.
Domine a legislação trabalhista e transforme sua gestão em um diferencial competitivo.
Ignorar a legislação trabalhista é um risco que nenhum gestor pode correr.
Sem preparo adequado, as consequências são graves:
☑️ Multas e penalidades financeiras;
☑️Ações judiciais que desgastam tempo e orçamento;
☑️ Danos à reputação da empresa;
☑️ Perda de talentos e aumento do turnover;
☑️ Ambiente interno fragilizado por desconfiança e insatisfação.
Nosso curso é um guia prático e acessível para lideranças que desejam atuar com responsabilidade e segurança.
Com ele, seus gestores vão aprender a:
✅ Aplicar corretamente as normas da CLT e atualizações legais;
✅ Agir de forma preventiva contra passivos trabalhistas;
✅ Gerenciar pessoas com justiça e transparência;
✅ Contribuir para um ambiente de trabalho legal, seguro e produtivo;
✅ Garantir conformidade legal sem perder a humanização nas relações de trabalho.
O que sua equipe vai aprender:
» Revogação de Normas Trabalhistas
» Unificação e o impacto do Marco Regulatório Trabalhista –
Decreto Nº 10.854 de 10-11- 2021
» Portarias que regulamentaram os temas do decreto –
Portaria 671/2021 Atualizada (2022)
» Correlação dos temas com o e-Social
» Teletrabalho – alterações da CLT
» Programa Emprega Mais Mulheres – Lei 14457/2022
– Dicas de como implementar
– Férias, banco de horas, jornada, suspensão para
qualificação, CIPA
» Alterações nos regimes de controle de ponto (Portaria
671/2021)
» Banco de horas e alterações
» Descanso semanal remunerado e alterações
» Novas hipóteses de faltas justificadas ao trabalho
» Imagem corporativa e responsabilidade social
» Atuações e papel dos órgãos fiscalizadores – Secretaria do
Trabalho e Emprego e Ministério Público do Trabalho
– Caminho da Denúncia
– Inquérito Civil Público
– Ação Civil Pública
– Termos de Ajustes de Conduta – TAC
NOTA 1: Utilização de estudos de casos, apresentação de TACs e
exercícios e discussões para sensibilizar os gestores sobre a
importância da Governança Coorporativa.
» Como a questão da responsabilidade social influi na atuação
do Ministério Público do Trabalho e da Justiça do Trabalho
» Impactos das situações que envolvem descumprimento das
normas laborais (Imagem, marketing, perda de
financiamentos públicos, inclusão na lista suja do Ministério
Público do Trabalho, suspensão do cadastro do ICMS – nova
legislação paulista, aumentos da alíquota SAT, entre outros).
NOTA 2: Sensibilização dos participantes sobre os impactos que
notícias envolvendo descumprimento de normas laborais podem
gerar. Estudo de casos reais divulgados na imprensa.
» Prevenção de passivos trabalhistas e cumprimento da
legislação
» Responsabilidade da liderança na gestão do capital humano
(administração da jornada, atenção às condutas dos
subordinados, apoio aos programas da administração de
pessoal), e consequências quando da sua inação:
» E-Social – Sistema integrado de cadastro de informações de
trabalhadores.
» Métodos de Fiscalização (apps e drones)
» Danos extrapatrimoniais (criado na Reforma Trabalhista) –
Art. 223-A e seguintes
» Avaliação de casos – sensibilização sobre a importância das
boas práticas de gestão e o novo Dano Extrapatrimonial.
» Importância na estrita obediência das normas laborais e das
cláusulas de convenções e acordos coletivos após as
mudanças da reforma
- » Uso estratégico das 15 opções de contratação trabalhista
(Contrato de trabalho x Jornada)
» Tipos de contratos de trabalho
– Prazo determinado
– Prazo indeterminado
– Intermitente
» Jornada
– Jornada máxima (limite de 8 horas dia e 44 horas semanais)
– Jornada 12×36 (Regulamentada pela Reforma Trabalhista)
• Regime de tempo parcial
• Turnos Ininterruptos de Trabalho
• Turnos Fixos de Trabalho
– Jornadas especiais – artigo 62:
• Trabalhador externo
• Cargo de Chefia
• Teletrabalho (Lei 14.457/22 e alterações da CLT)
• Trabalho Noturno
– Intervalos – Tipos
• importância do seu estrito cumprimento
– Descanso semanal remunerado e feriados
• Importância do cumprimento das escalas de descanso - – Compensação de jornada
– Compensação semanal
– Banco de horas (distinções, enquadramento e controle)
– Horas extras
• Responsabilidades das lideranças no controle
juntamente com a gestão de pessoal
• Hora à disposição do empregador
– Trabalho em casa, sobreaviso
• Celular da empresa e redação da súmula 428 do TST
- » Poder diretivo e instrumentos utilizados pelo empregador/
gestor e sua legitimidade – rigidez e dano extrapatrimonial
» Uniforme
» Controle de comunicações no ambiente de trabalho
– Uso de e-mail profissional e pessoal no ambiente de
trabalho
– Cadastro em sites com o e-mail profissional
– Uso indevido da internet
– Acesso não autorizado a arquivo de propriedade da
empresa
PROGRAMA
» Fiscalização por instrumentos visuais
» Revista
» Controles através de bafômetro, exames
» Situações em que estes instrumentos podem ser utilizados
» Sanções disciplinares e sua aplicação prática
– Imediatidade
– Gravidade
– Singularidade
– Causalidade
» Legítimo direito de resistência
» Tipos de sanções
– Advertência
– Suspensão
– Demissão por justa causa
NOTA: Serão abordados os conceitos teóricos acima, utilizando-se
para tanto de atividades simuladas
- » Alteração do contrato de trabalho – situações permitidas e
vedadas
– Transferência
– Reversão
– Rebaixamento
– Retrocessão
» Equiparação salarial na prática
» Ausências justificadas ao trabalho (Cadastro no e-Social)
– Interrupção ou suspensão do contrato de trabalho?
– Casamento, morte, doação voluntária de sangue,
vestibular, qualificação profissional, suspensão de contrato
do dirigente sindical, atualizado até 2022)
– Licença maternidade e paternidade
– Acidente de trabalho
» Férias
– Direito
– Período aquisitivo
– Período concessivo
– Abono de férias
– Fracionamento de férias
– Afastamentos durante o período aquisitivo
» Férias coletivas
» Administrando o término do contrato de trabalho
– Variáveis a serem consideradas para decidir pela demissão
» Custo direto das demissões (quadro comparativo do custo de
cada hipótese)
» Custos indiretos (integração, treinamentos, clima
organizacional)
» Demissão como último caso e comprometimento do gestor
na recuperação do capital humano
– “Case” de recuperação da produtividade do empregado
» Formas de extinção do contrato de trabalho
– Pedido de demissão
– Demissão semjusta causa
– Extinção por acordo
– Plano de Demissão Voluntária
» Demissão por justa causa
– Estudo das hipóteses com enquadramento e forma de
aplicação
» Condução do término do contrato de trabalho
– Estabilidades legais, convencionais e jurisprudenciais –
circunstâncias impeditivas da rescisão
– Gravidez, membro da CIPA, dirigente sindical, vítima de
acidente de trabalho (ou equiparado), portador de doença
grave.
» Condução do processo de maneira a não ferir a dignidade do
trabalhador e prejudicar o clima organizacional.
Módulo VIII – Cultura de Respeito à Identidade – Lei 14.457/2022
» Empatia
» Respeito
» Cultura de respeito à identidade
» Lugar de fala
» A discriminação segundo a organização internacional do
trabalho
» Questões de gênero
– Facebook e 56 opções nos USA – 16 no Brasil
– Desafios da mulher no mercado de trabalho
» Racismo
– Raça
– Cor
PROGRAMA
– Nacionalidade
– Procedência nacional
– Racismo estético / racismo recreativo
» Idade
– Conflitos de geração
– Baby-boomers
– Geração X
– Geração Y
– Geração Z
– Geração ⲁ (alpha)
– Identificando competências e integrando diferentes
gerações
» Religião
» Orientação sexual
» Pessoa com deficiência – PCD
» Características genéticas
» Preferência política
» Origem social
» Estilo de vida
» Assédio Sexual
– Crime de assédio sexual
– Outros crimes sexuais que podem ser cometidos
– Assédio sexual sob o enfoque das relações de trabalho
» Assédio moral
– Contextos
» Tipos de assédio moral
– Vertical
– Ascendente
– Horizontal
– Estratégico ou organizacional
– Misto
» O que não é assédio moral
» Respeitando diferenças (culturais, religiosas, étnicas etc.)
» Ações efetivas
– Atendimento adequado à vítima
– Como os colaboradores podem contribuir com a política
preventiva do recursos humanos
– A importância dos códigos de conduta e da política de
ética nas empresas – porque isso é um problema de todos
– Canais de comunicação com os superiores
Algumas das empresas que confiam em nós:
Um treinamento que se adapta à sua empresa – e não o contrário
Cada empresa tem desafios únicos. Por isso, personalizamos o curso para que ele atenda exatamente às necessidades da sua equipe, garantindo um aprendizado prático e aplicável à sua realidade.
- Entendemos o cenário da sua equipe, seus desafios e expectativas para o treinamento.
- Adaptamos os temas abordados, garantindo que os exemplos e exercícios sejam relevantes para o seu dia a dia.
- Personalizamos dinâmicas e cases para que reflitam situações reais da sua empresa.
- Oferecemos suporte para garantir que os conceitos aprendidos sejam aplicados na prática.
Treinamentos corporativos nos formatos:
Presenciais
Um de nossos especialistas vai até sua empresa para ministrar o treinamento, proporcionando maior interação e aprendizado prático.
Online ao VIVO
Realizado via plataforma digital, com interação em tempo real, permitindo a participação de equipes de diferentes localidades sem deslocamento.
Híbridos
Uma combinação entre encontros presenciais e online, garantindo o melhor dos dois formatos para um aprendizado flexível e eficiente.
Como funciona o
nosso curso:
O treinamento ser realizado de forma presencial ou online, conforme a necessidade da empresa. Combinando teoria e prática, os participantes terão acesso a estudos de caso, simulações de feedback e oficinas interativas. Na modalidade in company, o curso pode ser personalizado para utilizar o modelo de avaliação da própria empresa, tornando o aprendizado mais aplicável à realidade organizacional.
Vamos criar JUNTOS uma EXPERIÊNCIA INCRÍVEL de aprendizagem?
A primeira ação dessa parceria, parte do seu lado. Precisamos que você nos conte quais são suas necessidades atuais e onde você quer chegar ao fim do treinamento. Vamos nessa?
Envie sua mensagem para nossa equipe
Fique tranquilo, você não está assumindo nenhum compromisso ao preencher o formulário.
Ficou com alguma dúvida?
Envie sua mensagem para nossa equipe
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MÉTODO PEAK: Uma abordagem exclusiva da CR BASSO para o desenvolvimento corporativo.
O QUE É O MÉTODO PEAK?
Uma metodologia que transforma a maneira de desenvolver talentos nas corporações.
O Método PEAK é baseado em quatro pilares que se aplicam a processos eficazes no desenvolvimento profissional. Ele fornece uma estrutura sólida que guia a estrutura do aprendizado e a aplicação prática, garantindo que nossos treinandos não apenas absorvam o conteúdo, mas implementem-no de maneira eficaz.
DIAGRAMA DOS 4 PILARES
PLANEJAMENTO
Nosso planejamento vai além do óbvio, identificando necessidades reais e oportunidades de crescimento
EXECUÇÃO
Cada detalhe na execução reflete anos de expertise CR BASSO
APRIMORAMENTO
Potencializamos a autoconfiança e inspiramos ações transformadoras.
KNOW-HOW
Nossa expertise faz a diferença na entrega de resultados concretos
Transforme sua organização com
o Método PEAK
93% DE SATISFAÇÃO
Entre os participantes dos nossos treinamentos.
08 ANOS
Melhor Avaliada no segmento Consultoria de Treinamento.
17 ANOS
Entre os Melhores Fornecedores
para RH no país.
Quem somos
Somos uma empresa apaixonada por educação corporativa. Nestes mais de 28 anos colecionamos muitos amigos, construímos parcerias, desenvolvemos e lançamos novos produtos e especialmente, contribuímos através de nosso trabalho, para aprimorar a capacitação e elevar o desempenho de mais de 87 mil profissionais, desde executivos a demais cargos na hierarquia organizacional.
Quer falar conosco? Entre em contato.
Caso precise de qualquer ajuda ou tenha qualquer dúvida, nos envie uma mensagem pelo formulário ou pelos contatos abaixo.
- (11) 5591-3000
- atendimento@crbasso.com.br
- Av Francisco Prestes Maia - SBC
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