Considerações
Indicadores de performance se constituem em uma das mais potentes ferramentas de monitoramento de resultados, e como tal, devem ser corretamente elaborados para assegurar a efetiva medição do desempenho de um sistema de gestão. Indicadores são “veículos de comunicação” e permitem, através deles, que os executivos do alto escalão comuniquem a visão e missão aos diversos níveis hierárquicos, envolvendo diretamente todos os colaboradores na realização das estratégias expressas pelos objetivos e metas da organização. Indicadores ajudam a organização a medir e monitorar seu progresso em direção as metas e/ou planos de ação. Participe deste treinamento e descubra como você pode beneficiar sua organização pela definição e estruturação dos indicadores nas diversas áreas.
Objetivos
- Refletir sobre as atuais tendências em aderir ao paradigma de gestão do desempenho mensurável.
- Apresentar modelos de gestão e sua contribuição ao monitoramento por indicadores.
- Apresentar os conceitos que apoiam a filosofia do Balanced Scorecard – BSC como ferramenta de gestão estratégica para o fortalecimento do desempenho futuro e respectivo painel de indicadores.
- Discutir a importância de identificar os fatores críticos de sucesso e como sua descoberta favorece o desdobramento dos objetivos e respectivos indicadores.
- Conceituar e desenvolver na prática a percepção pelos indicadores de resultados, de esforços e de controle pela reflexão prática da relação de causa-efeito.
- Apresentar o quadro de indicadores – Painel de Bordo, e analisar sua aderência à visão e diretrizes organizacionais.
- Refletir sobre o uso dos indicadores para monitorar esforços e resultados das ações implementadas.
- Demonstrar na prática a elaboração de indicadores em casos simulados ou reais trazidos pelos participantes.
Público-Alvo
Diretores, gerentes, coordenadores e profissionais de todas as áreas com a missão de definir, construir e gerenciar sistemas de indicadores de desempenho em unidades de negócios, departamentos ou da corporação.
Programa
- Paradigma da mensuração – o que é importante tem que ser medido
- O que são indicadores e o que são KPI’s (Key Performance Indicator)
- Critérios de Excelência e a Teoria das Restrições
- Balanced Scorecard – BSC e as quatro perspectivas em que se fundamenta
- Desafios organizacionais
- Fatores críticos de sucesso
- Estabelecendo objetivos e metas SMART
- Como surgem os indicadores – unidades e medidas
- Características essenciais dos indicadores – estratégicos e táticos
- Formulação dos indicadores de medição (resultantes, esforços e controle)
- Aderência e alinhamento entre os indicadores através da árvore de relações de causa-efeito
- Mapa da estratégia – Painel de Bordo BSC
- Gestão a vista e análise crítica de desempenho pelos indicadores
- Estudo de casos simulados ou reais trazidos pelos participantes para aplicação prática dos conceitos
Metodologia (*)
Apresentação dialogada dos conceitos, análise e discussão da metodologia enfatizando a importância das fontes inspiradoras para a construção dos indicadores, refletindo a identificação dos grandes desafios estratégicos, táticos e operacionais. Além da conceituação, destacaremos o desdobramento prático de indicadores. Demonstração do Painel de Bordo e sua importância na comunicação da estratégia e desempenho. Estudo de caso prático será utilizado para favorecer a construção e monitoração dos indicadores.
(*) Quando ocorrer a transmissão online ao vivo, a metodologia será adaptada para oferecer o melhor resultado considerando os participantes que estarão a distância.