Curso de Comunicação & Feedback

Curso disponível na modalidade:
In Company

Neste curso os participantes irão descobrir como ampliar seus resultados, aprimorando sua comunicação interpessoal e explorando o que há de mais moderno em práticas de feedback e feedforward, influenciando assim no desenvolvimento dos profissionais da equipe para assim, obter em consequência, maior engajamento e relações mais saudáveis por todos.

Considerações

Entre as diversas competências exigidas no ambiente corporativo, não temos dúvida em afirmar que a comunicação é a mais importante. Profissionais competentes se arranjam. Profissionais competentes e bons comunicadores, fazem sucesso, eis a diferença. Nas relações com subordinados especialmente, oferecer feedback eficiente é uma das técnicas mais poderosas de comunicação para obter o engajamento da equipe. Quando melhoramos nossas habilidades de feedback, estabelecemos um processo de compreensão, respeito e confiança em uma relação.  Quando não damos nenhum retorno a uma pessoa, além de sentir os resultados dessa rejeição, ela pode realmente reagir com baixa produtividade e/ou comportamentos inadequados. Em ambientes onde a confiança e o diálogo estão presentes, praticar o feedforward tem elevado o desempenho de colaboradores pelo estímulo do líder a esse novo olhar para o futuro.

Objetivos

  • Destacar os desafios do mundo das competências e discutir a importância da comunicação no contexto empresarial, enfatizando o uso dos recursos verbais e não verbais.
  • Valorizar o uso da comunicação e do comportamento assertivo nas relações com pares, superior e subordinados.
  • Discutir porque é tão difícil dar e receber feedback e suas consequências quando não trabalhado adequadamente.
  • Discutir o conceito de assertividade e as consequências da agressividade ou passividade nas relações de troca de feedback.
  • Compreender os conceitos que refletem as relações de “exposição e feedback”, apoiado na Janela de JoHari.
  • Apresentar e praticar o passo a passo do processo de feedback, com o uso de linguagem assertiva.
  • Discutir os elementos facilitadores da prática do feedforward e seus benefícios aos líderes e às equipes.
  • Realizar dinâmicas práticas simuladas ou de casos reais trazidos pelos participantes.

Público-Alvo

Gestores e líderes de empresas e demais profissionais que almejam cargos de liderança, ou que são responsáveis pela comunicação e troca de feedback para o desenvolvimento de outras pessoas.

Programa

  • Comunicação interpessoal
  • Comunicação verbal e não verbal
  • Comportamento assertivo
  • Avaliando o desempenho (formal e não formal)
  • O valor da assertividade na prática do feedback
  • Relações interpessoais: exposição e feedback
  • Janela de JoHari: como nos vemos e como os outros nos veem
  • A diferença entre feedback e feedforward
  • Armadilhas na prática do feedback
  • Para um feedback assertivo é preciso…
  • Passo a passo do processo de feedback
  • Oficinas práticas “simuladas” com uso da linguagem assertiva no processo de feedback
  • Feedforward – olhando para o futuro
  • Como estimular a prática e quais os benefícios do feedforward
  • Plano de desenvolvimento individual – PDI
  • Follow-up do PDI

Metodologia (*)

Apresentação expositiva e amplamente dialogada com os participantes. Serão utilizados instrumentos a fim de proporcionar autoanálise e autoidentificação pelos participantes. Daremos ênfase na realização de vivências grupais emergentes de questões e temas trazidos pelos participantes, refletindo situações de assertividade, trocas de feedback e práticas de feedforward auxiliando-os em suas situações pessoais e profissionais do dia a dia.

OBS: Quando este programa for realizado na modalidade in company, é oportuno que haja um alinhamento prévio buscando situações que possam ser reproduzidas para exercitar a assertividade em sala de aula.

(*) Quando ocorrer a transmissão online ao vivo, a metodologia será adaptada para oferecer o melhor resultado considerando os participantes que estarão a distância.

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