
Mais do que uma ação social que tem como objetivo contribuir com pessoas e projetos em uma sociedade, a prática do voluntariado tornou-se uma competência muito admirada no mercado de trabalho. O sentimento de solidariedade, cidadania e participação social apresenta ao gestor e/ou RH, características primordiais para exercer funções na rotina corporativa como espírito de liderança, colaboração, facilidade em trabalhar em equipe, envolvimento nos processos das empresas e, por isso que essa prática é vista por muitas empresas como requisito decisivo no momento da contratação ou promoção de um cargo.
Contudo, para que isso seja possível, o colaborador deve estar engajado em não só mostrar a empresa a sua capacidade de se envolver em projetos sociais, e sim em tornar o voluntariado uma ação de solidariedade, respeito e comprometimento com o próximo dentro e fora dos muros da empresa.
Responsabilidade Social
Juntamente ao trabalho voluntário, há também outra vertente da Responsabilidade Social, que é o envolvimento das empresas ações de voluntariado. Seja por meio de ONGs e ações esporádicas ou por projetos desenvolvidos pela própria organização, quando uma ação voluntária é adotada, ela traz mudanças significativas a todos os envolvidos e, quando incentivada entre colaboradores e equipes pode contribuir com a empresa, tornando a prática do voluntariado um aprendizado sustentável e consciente.
É fato que muitas organizações estão engajadas nessa causa, mas há ainda muito a ser feito para implantar o conceito de voluntariado entre os valores da organização, pois isso envolve a importância que a mesma dá para as ações de Responsabilidade Social.
Quando a empresa possui um projeto voluntário empresarial – que é definido por um conjunto de ações realizadas por empresas para incentivar e apoiar o envolvimento dos seus funcionários em atividades voluntárias na comunidade – o tipo de apoio que é oferecido varia conforme o grau de estruturação que ela pretende investir. Ações mais estruturadas e complexas demandarão maior esforço, dedicação e investimento.
Saiba como sua empresa pode incentivar seus colaboradores e investir em práticas de voluntariado:
- Oferecer recursos para projetos/ações de caráter assistencial, educacional, cultural, ambiental etc.;
- Permitir que os funcionários usem as instalações da empresa para planejar e, eventualmente, executar ações voluntárias;
- Permitir que o funcionário utilize o telefone no horário do expediente para combinar ações de voluntariado e, eventualmente, parte do horário de trabalho para fazer a sua atividade;
- Oferecer capacitação para o funcionário melhorar sua performance como voluntário;
- Criar um banco de oferta e procura de atividades voluntárias.
O que o voluntariado pode fazer:
Cada pessoa é voluntária à sua moda e é a soma das diferentes maneiras de exercer o voluntariado que torna a proposta de agir em grupo muito rica. A melhor dica para definir como atuar é identificar as potencialidades de colaboração de cada um, as necessidades da comunidade e pôr a imaginação para funcionar. O voluntário pode atuar:
- Ajudar na reforma das instalações de uma entidade social;
- Promover gincanas e eventos de arrecadação de recursos;
- Organizar campanhas;
- Realizar atividades educativas, como contar histórias para crianças em entidades de atendimento à infância;
- Dar apoio emocional a pessoas hospitalizadas ou doentes crônicos;
- Realizar atividades de entretenimento para idosos;
- Organizar passeios para adolescentes;
- Ler livros para cegos;
- Criar e desenvolver projetos de média duração, atendendo a necessidades específicas da comunidade;
- Colocar suas habilidades profissionais específicas a serviço da instituição;
- Participar do conselho de entidades sociais;
- Utilizar sua rede de contatos para articular a captação de recursos para as instituições apoiadas.
Fonte de pesquisa:
http://www.ethos.org.br/_Uniethos/Documents/MnVoluntariado.pdf