Conheça os 5Ps da estratégia segundo Mintzberg e saiba como isso pode te ajudar

5 de setembro de 2016
Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog, Gestão Organizacional
Conheça os 5Ps da estratégia segundo Mintzberg e saiba como isso pode te ajudar

A estratégia empresarial, talvez pela sua própria natureza que a correlaciona à diversas áreas da organização, tem recebido diversas definições e formas de entendimento.

Estratégia não é algo restrito somente à alta direção. Cada setor da empresa deve desenvolver sua própria estratégia, desde que esta esteja alinhada aos objetivos do negócio, visando os bons resultados. Dentre os diversos conceitos divulgados sobre o tema, podemos citar os 5Ps da estratégia de Mintzberg, acadêmico e autor de vários livros na área de gestão.

O autor cita 5 formas de “ver” e aplicar a estratégia, cada qual voltada para um cenário ou situação vivida pela empresa. Neste post, você vai conhecer os 5Ps da estratégia segundo Mintzberg e ainda conferir algumas dicas de aplicação na sua empresa. Vamos lá? Confira o que será abordado nesse post:

Estratégia como plano

Sempre que temos algum objetivo em mente, surge a escolha de várias ações, um caminho a ser percorrido para chegar ao objetivo. Você pode pensar na aquisição de um novo sistema de gestão de pessoas, na formação de parcerias para melhorar a qualidade de vida na empresa ou ainda na captação de recursos para construir um refeitório, por exemplo.

A partir do objetivo inicial, surgem as atividades, as ações que devem ser realizadas para que você conquiste o objetivo tão almejado, ou seja, surge a estratégia. Com quem falar, aonde ir, o que realizar, quando realizar e quem serão as pessoas envolvidas com o projeto.

Estratégia como pretexto

O segundo dos 5Ps da estratégia é o pretexto. Muitas vezes, não temos objetivo algum determinado, mas surge a oportunidade e queremos aproveitá-la. Para aproveitá-la, também precisamos de uma estratégia.

Não é só nas oportunidades que você utiliza a estratégia como pretexto, no combate aos riscos também. Por exemplo, se a empresa está passando por uma crise, mas não deseja demitir funcionários, pode surgir daí uma estratégia, como a redução de carga horária seguida da redução dos salários para que todos se mantenham empregados.

Em suma, a estratégia como pretexto surge de uma necessidade, positiva ou negativa.

Estratégia como padrão

A estratégia também pode surgir de um padrão que se desenha dentro da empresa. Imagine que um funcionário adota uma postura ambientalmente responsável e a empresa resolve incorporar melhores práticas de uso e reciclagem de materiais como diferencial competitivo.

Isso é perfeitamente possível e muitas empresas o fazem, ou seja, transformam padrões de comportamento em estratégia. Neste sentido, aproveite o know-how dos seus funcionários para identificar padrões que possam ser transformados em alguma vantagem competitiva, valorizando o aprendizado e a experiência de cada pessoa.

Estratégia como posicionamento

Muitas empresas entram no mercado com uma visão bastante competitiva, transformando seu posicionamento de mercado em uma estratégia. Esse é o caso de empresas como o Google, que adotam políticas de gestão de pessoas bastante flexíveis para atrair e reter talentos.

Essas empresas exploram as potencialidades do mercado para encontrar diferenciais que as façam únicas, desejadas pelos profissionais de maior talento do mercado, e conseguem. Essa diferenciação é obtida por uma decisão da alta gestão, ou seja, não está sujeita a oportunidades ou riscos. Elas são assim porque querem ser assim.

Para chegar a esse patamar da estratégia, é preciso fortalecer a cultura organizacional e obter apoio incondicional de todos os cargos de liderança da empresa, para que a nova postura corporativa seja disseminada em todos os níveis hierárquicos.

Estratégia como perspectiva

A estratégia também pode ser implementada a partir de um ponto de vista, uma perspectiva interna da empresa sobre determinado assunto ou situação. Por exemplo, quando não há alternativas a não ser reduzir o quadro de funcionários, é possível adotar uma postura positiva e aberta a mudanças, realizando outsourcing, reestruturações internas e adoção de tecnologias para a automação.

Obviamente que essa postura depende fortemente da cultura organizacional e das lideranças, que devem ter o poder de influenciar os demais e promover mudanças sem muitos atritos. Neste caso, é fundamental fortalecer a comunicação interna para que haja uma compreensão geral da organização sobre a situação e o que está por vir.

Conclusão

Mintzberg propõe que estes conceitos não são excludentes, mas compatíveis, isto é, que estratégia como posição e perspectiva é perfeitamente compatível com seu plano, manobra e/ou procedimento, porém, a relação entre eles é bem mais complexa que isto. Para alguns, as perspectivas da organização podem ser um plano, para outros as primeiras originam o segundo.

Sendo assim, existe razão para acreditar-se que enquanto os planos, procedimentos e posições são mutáveis ou dispensáveis, as perspectivas são imutáveis.

Como diria Henry Mintzberg, a estratégia não é simplesmente planejada, é moldada e como você deve ter percebido, o uso dos 5Ps da estratégia de Mintzberg exige mudanças de comportamentos e posturas, ou seja, é preciso desenvolver novas competências.

A CR BASSO Educação Corporativa é uma empresa especialista no entendimento de necessidades, desenvolvimento de conteúdos e aplicação de soluções através de cursos, programas de liderança e projetos de consultoria.

Conheça nossas soluções para a estruturação e desenvolvimento ou para revisão do planejamento estratégico de sua empresa. Nosso atendimento contempla, tanto oferecer treinamentos como implantar na prática o planejamento estratégico alinhado á filosofia do Balanced Scorecard.

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

 


Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog, Gestão Organizacional

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Solicite mais informações
*Fique tranquilo, você não está assumindo nenhum compromisso ao preencher o formulário.
Fale conosco por E-mail, Telefone ou WhatsApp
Segunda à Sexta 8:00 às 17:48
(11) 5591-3000
Atendimento via
WhatsApp CR BASSO
(11) 99984-2611
QR Code WhatsApp CR BASSO