O único limite para o crescimento de nossa organização é a capacidade de imaginação de nossos colaboradores – Walt Disney
Diagnosticar o quanto as atividades ocorrem em respeito aos princípios do trabalho em equipe nos permitem identificar os fatores que interferem negativamente ou positivamente, na motivação das pessoas que integram a empresa. Mesmo a mais elaborada estratégia de negócio não consegue alavancar resultados positivos de forma continuada, se não houver alinhamento na percepção dos colaboradores com a organização e esta, com os seus resultados no que concerne ao trabalho em equipe.
Num ambiente em que as empresas precisam melhorar seus índices de competitividade, elas dependem quase que única e exclusivamente de seus “profissionais motivados, felizes e orgulhosos” dos valores compartilhados com a organização. Pesquisas indicam que colaboradores com baixos índices de motivação refletem baixa capacidade de produção. Por outro lado, em áreas/departamentos/empresas onde encontramos funcionários motivados este mesmo índice é elevado. As empresas precisam manter o índice de motivação de seus colaboradores no mais elevado nível possível de forma que este valor passe a ser um dos seus indicadores de resultado. Fortalecer os valores que expressam o sentimento de equipe em especial pela interdependência é fundamental.
GRÁFICO RADAR
O gráfico radar representa a percepção – uma fotografia da realidade da atuação da equipe, retratada pelos gestores e pelos membros das equipes, como porta-vozes de necessidades e/ou reconhecimento de sucesso, permitindo uma análise de tendência e focando as competências essenciais do trabalho em equipe.