Considerações
Nos dias atuais cada vez mais, as atividades, tarefas e processos da área de recursos humanos se mostram, e provavelmente se mostrarão, cada vez mais complexas e com alto grau de exigência legal. São inúmeras leis que afetam o desempenho diário do (a) gestor (a) e sua equipe no trato dos assuntos de gestão de pessoas dentro das organizações. Citamos, por exemplo, a CLT Reformada, a Lei da Terceirização, a Lei do Estágio, a Lei da Liberdade Econômica, a Lei do Emprego Verde e Amarelo, a Lei do emprego temporário dentre outras e, ainda, obrigações relacionadas ao e-Social, à diversidade e igualdade de gênero, e, à mais atual, batendo à nossa porta, a LGPDP – Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais. Juntem-se a estes desafios, os Programas de Integridade e Compliance já implantados e operacionais em muitas organizações e em fase de estudos, planejamento e implantação em tantas outras. Com certeza a área de recursos humanos não pode ficar à margem do cumprimento das mais variadas exigências legais e, portanto, deve se preparar para não ser surpreendida com ações de auditorias por parte da equipe de Compliance da organização e sofrer penalidades que poderiam ser evitadas. Como então se preparar para as auditorias de Compliance? Participe deste treinamento e descubra como você pode preparar sua área de RH para o Compliance por meio do cumprimento das leis que afetam seus processos operacionais e estratégicos; pois, estar em conformidade com as regras do Compliance já é um diferencial competitivo e um requisito obrigatório na carreira do profissional de RH.
Nota: Participando do nosso curso COMPLIANCE EM RECURSOS HUMANOS você receberá um CHECK LIST COM MAIS DE 100 itens para realização de um detalhado diagnóstico e avaliação da situação atual da gestão e dos processos internos de RH em sua organização.
Objetivos
- Difundir os conceitos, características e benefícios do Compliance em recursos humanos nas organizações.
- Instrumentalizar os participantes para adotarem nas áreas de RH de suas organizações medidas de controles internos que auxiliem na identificação e correção de falhas, erros, equívocos e similares que se constituam em riscos trabalhistas.
- Fornecer aos participantes conhecimentos básicos das práticas fundamentais de Compliance e orientá-los em sua aplicação nas áreas de RH.
- Contribuir para a redução dos riscos trabalhistas com o quadro de pessoal e demais profissionais não vinculados que atuam na organização.
Público-Alvo
Profissionais que pretendem adquirir ou aperfeiçoar uma metodologia de implantação e operacionalização do Compliance Trabalhista nas empresas.
Programa
O conteúdo do programa será fornecido a partir da sua solicitação e descrição das expectativas à contratação.
Programa
- Conceitos e características gerais
- O que é Compliance em recursos humanos (RH)
- Visão sistêmica da gestão de RH:
- Políticas de RH: o que são, como e por que formalizá-las
- Processos básicos de RH
- Processos estratégicos de RH
- O mapa da integração dos processos em RH
- Instrumentos de integração e formalização de processos: procedimentos normativos, formulários padrões
- Legislação aplicada à Gestão do RH nas organizações: Os Limites de atuação do RH: A Moldura da Tela
- Os fundamentos da Constituição Federal
- A CLT
- Convenções coletivas de trabalho
- Acordos coletivos de trabalho
- Leis federais que impactam na gestão de RH das organizações
- O e-Social e suas exigências nos processos de Folha de Pagamento e Segurança em Medicina do Trabalho
- Ações do RH para proteção da organização quanto a erros/ falhas na gestão de recursos humanos
- A estrutura organizacional
- O regulamento interno
- O código de ética ou de conduta
- A comunicação com o quadro de pessoal
- Modelos de canais de denúncia
- A importância dos protocolos
- O treinamento dos gestores
- O plano de cargos e salários
- Entendendo o que revelam
- Os indicadores de gestão de RH
- A análise das demandas trabalhistas
- As entrevistas de saídas
- Os acidentes do trabalho
- Os atestados médicos
- Outras revelações da cultura e do ambiente organizacional
- Como preparar a área de RH para auditoria de Compliance
- Investigações periódicas: amostragens seletivas
- Comprovações e evidências: registros de atos e fatos
- Organização dos arquivos: virtual e real
- Fatores críticos de sucesso para implantar e manter uma área de RH aprovada pela Auditoria de Compliance
- Papel da diretoria / alta direção
- Papel dos gestores de áreas usuárias
- Papel do RH: gestor e colaboradores
Metodologia (*)
O programa é apresentado de forma dinâmica, entremeando aspectos conceituais e teóricos com atividades, individuais ou em grupos. Os participantes são constantemente convidados a se manifestarem e exporem suas experiências e/ou visões pessoais sobre o assunto. Para os assuntos de caráter prático, são simuladas situações reais vivenciadas pelos participantes em suas atividades diárias. Utilizamos filmes de curta-duração para ilustrar e consolidar conceitos e ilustrar experiências vivenciadas.
(*) Quando ocorrer a transmissão online ao vivo, a metodologia será adaptada para oferecer o melhor resultado considerando os participantes que estarão a distância.