Do Mundo VUCA ao Mundo BANI: Conheça as mudanças

COMPARTILHAR POST

Do Mundo VUCA ao Mundo BANI: Conheça as mudanças

A mudança é algo inevitável e natural no mundo. O mundo corporativo experimenta transformações desde sempre, com ciclos que se findam pra dar lugar a outros que começam. Assim é com o Mundo VUCA pós-Guerra Fria que vai dando lugar ao Mundo BANI, marcado pelas mudanças mais recentes, pandemia com o respectivo distanciamento social e tantas outras.

Esse movimento sempre traz muitos impactos no cenário empresarial. Será que você e os funcionários de sua organização estão prontos para decifrar este novo momento de transformação? 


O que é Mundo VUCA?

O conceito VUCA surgiu no período pós-Guerra Fria, entre os militares norte-americanos. Eles buscaram descrever as transformações sociais ocorridas no período e entender como deveriam agir diante dos conflitos. O cenário era de instabilidade e de mudanças rápidas.

Acrônimo das palavras em inglês: Volatility (volatilidade), Uncertainly (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade), o Mundo VUCA obrigou a ala empresarial a se ajustar, para que pudesse lidar com o novo contexto por meio de processos inovadores e disruptivos. Tudo para se manter ou se tornar competitiva.

O mundo VUCA levou as corporações a se adequarem rapidamente às demandas do mercado. Algumas décadas se passaram e as empresas foram surpreendidas por um novo movimento: a chegada do Mundo BANI, com novos desafios se apresentando. É uma engrenagem que não para e nem pode parar.

E o Mundo BANI? O que significa?

O termo BANI foi criado em 2018, antes do COVID, mas a pandemia que acelerou a transformação digital também fez com que esse novo acrônimo fizesse mais sentido. Sua definição marca a passagem do VUCA para o acrônimo BANI: Brittle (frágil), Anxious (ansioso), Nonlinear (não linear) e Incomprehensible (incompreensível).

O termo BANI foi apresentado pelo antropólogo e futurologista norte-americano Jamais Cascio, em 2018, durante um evento no Institute For The Future (IFTF). O Mundo BANI acentua a necessidade de profundas mudanças nas organizações mais uma vez.

Em abril de 2020, a disseminação do conceito foi maior devido à publicação de um artigo na plataforma de blog Medium. Neste, Cascio destaca a fase atual como de caos político, desastres climáticos e sob o efeito de uma pandemia global. De acordo com o antropólogo, o conceito BANI oferece uma lente para ver e entender o que está acontecendo no mundo.

No Mundo BANI, a forma de fazer com que empresas e pessoas possam reagir com mais rapidez às mudanças dinâmicas e voláteis deve ser ainda mais acelerada. Conheça o conceito de cada elemento do Mundo BANI e suas características. Deste modo, fica mais fácil entender e responder nossa provocação inicial.

B = Brittle/frágil

Aponta a nossa suscetibilidade e fragilidade frente às catástrofes, mostra a falta de solidez na base em que estamos apoiados e a necessidade de enfrentarmos esses pontos vulneráveis com capacidade e resiliência.

A Pandemia, por exemplo, mostrou que a qualquer momento as empresas podem deixar de existir, as pessoas sentem medo de perder o emprego do dia para a noite, e vivemos num mundo instável.

A = Anxious/ansioso

A ansiedade tomou conta das pessoas e do mercado de trabalho diante de tantas incertezas, medo, insegurança e impotência gerados pelo novo cenário mundial. Todas estas sensações podem ser aliviadas por meio da empatia e atenção plena na busca por soluções mais inovadoras.

N = Nonlinear/não-linear

Revela a sensação de que vivemos sem conexão e desproporcionalmente, sem estrutura definida e padronizada. Por isso, precisamos de contexto e flexibilidade para tomar decisões e trazer resultados. Como exemplo dessa não linearidade, podemos citar as mudanças climáticas.

I = Incomprehensible/incompreensível

Mesmo diante de tanta informação ao nosso alcance, tentamos encontrar respostas, mas elas parecem não fazer muito sentido. Dessa forma, percebemos que não temos o controle de tudo e que estamos diante do desconhecido.

Já não podemos fazer planejamento de negócio a longo prazo em razão das constantes mudanças. No entanto, precisamos recuperar nossa capacidade de análise dos fatos e compreensão, além de agir com transparência e, quem sabe, seguir a intuição.

Como as empresas podem se preparar para o Mundo BANI?

Aprendemos a mudar os hábitos, as abordagens de gestão de negócios e nossa comunicação com clientes e consumidores de produtos e serviços. As transformações foram necessárias e não vimos outra forma de agir.

Quando a pandemia começou, tivemos que acrescentar boas doses de resiliência, empatia, atenção plena e flexibilidade em nosso dia a dia. Caso contrário, morreríamos na praia ou prematuramente.

Como empresas, tivemos que aprender a conviver com uma grande crise, e esse aprendizado já é um bom começo para enfrentar os desafios trazidos pelo Mundo BANI.

Mesmo com mudanças constantes e rápidas, que podem comprometer a estabilidade de negócios de todos os segmentos, estudiosos do Mundo BANI sabem que alguns fatores vieram pra ficar e evoluir. São eles:

  • Tecnologia, inteligência artificial, Big Data são apoio essencial ao trabalho, à entrega ágil e ao desenvolvimento da qualidade;
  • Garantia da diversidade e saúde mental das pessoas para mais união, inclusão e cumprimento de metas;
  • Resgate e busca da essência das pessoas, bem como seus valores e propósitos, como forma de humanização nos negócios;
  • Resiliência, cultura de colaboração e investimento em capacitação podem ser definidos como fatores imprescindíveis de valorização do profissional. São iniciativas que ajudam não somente a humanizar o ambiente organizacional, mas também a ter uma visão mais otimista dos cenários e a superar desafios;
  • Comunicação e transparência para disseminar o conhecimento, informar e educar. Clareza e entendimento sobre os negócios contribuem para que as equipes se identifiquem mais rápida e profundamente com a empresa em que trabalham, seus clientes e marcas;
  • Praticar a empatia é ter a capacidade de compreender os outros sem julgamentos, permitindo um relacionamento mais saudável entre as pessoas no dia a dia. Empatia é também perceber as necessidades dos funcionários ao seu redor e olhar para si mesmo e suas próprias fraquezas e vulnerabilidades;
  • Investimentos em inovação para fazer frente à concorrência e oferecer produtos ou serviços de excelência ao consumidor;
  • Adaptação e flexibilidade, com adoção de metodologias ágeis e maior capacidade para se moldar a situações adversas, reformular padrões e desenvolver uma gestão de trabalho eficiente e produtiva;
  • Mais foco no autoconhecimento, na sensibilidade e no poder de conexão.

Mundo VUCA e Mundo BANI são conceitos amplos e complexos. Se pudéssemos resumir, diríamos que empresas e profissionais precisam ter algumas habilidades essenciais para atuar no contexto atual com equilíbrio, saúde mental, inteligência coletiva e emocional.

O que as organizações estão buscando é maior iniciativa para tomar decisões e resolver problemas difíceis. Quem consegue exercer uma forma de liderança inspiradora que mova as equipes a se adaptarem com mais facilidade a novos modelos de negócio, sai na frente. 

Leia, também, nosso artigo sobre assertividade no trabalho. Afinal, todo conhecimento é pouco diante de tantos desafios, não é mesmo?

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de educação corporativa e projetos de consultoria. Oferecemos um extenso portfólio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.


Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem.

A CR BASSO Educação há 14 anos é eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: