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Confiabilidade: um atributo profissional indispensável

Se você trabalha num ambiente onde faz parte de uma equipe, já deve ter percebido a importância da confiabilidade no relacionamento com o seu time. Confiança é um atributo base de qualquer relação. Não apenas nas relações profissionais, mas nas pessoais também. Perde-se a confiança, compromete-se a relação. Mas como ser um profissional dito confiável? No trabalho, a confiança geralmente está no manter a palavra.

Vejamos como isso acontece. Suponha que você gerencie uma equipe responsável pela área de recursos humanos da empresa. O setor de engenharia pede a você para selecionar alguns candidatos a serem entrevistados para uma vaga de engenheiro. Você então se compromete de fazer uma pré-seleção até determinada data. Para isso, você solicita a um analista de RH do seu grupo buscar alguns currículos e dá um prazo à ele. Nessa conversa, o analista diz à você que precisará anunciar a vaga em alguns veículos de mídia, como sites e jornais especializados de empregos e isso terá um custo que precisa ser aprovado. Você então se compromete a fazer a autorização dessa verba até o dia seguinte.

O que sucede dessa situação é determinante para a sua reputação como profissional de confiança. Vejamos algumas coisas que podem acontecer.

Passou uma semana e você ainda não fez a autorização como tinha se comprometido. Com essa atitude, estará perdendo confiança do analista da sua equipe com quem tinha estabelecido esse compromisso. Se por outro lado, você liberou a verba conforme prometido, estará demonstrando ser um profissional confiável e conquistando respeito da sua equipe.

Agora, a balança pende para o outro lado e você pode cobrar o funcionário da sua equipe de ter feito a seleção de currículos como você havia pedido. Se ele não tiver feito até a data combinada, aí é ele que se coloca em posição de perder parte da sua confiança.

Mais ainda, essa capacidade dos envolvidos honrarem seus compromissos é responsável pelo correto funcionamento de uma cadeia de relacionamentos. Isso pois a relação de confiança não é apenas com o funcionário, mas com o cliente também. No caso, o setor de engenharia da empresa que aguarda alguns candidatos pré-selecionados para entrevistar. Se você falhar em agendar entrevistas para a data compromissada, é o seu cliente que estará perdendo confiança no seu trabalho.

Claro, existem exceções. Tanto do seu lado como no lado do analista pode ter ocorrido algo que tenha causado atrasos. O sistema de aprovação de verbas estava fora do ar e você não teve como aprovar, por exemplo. Então deixa de ser uma questão de confiança. Agora, mesmo nesses casos, não deixe que obstáculos tornem-se uma crença limitante. Possivelmente existam alternativas, como uma aprovação manual nesse caso.

De qualquer forma, o importante aqui é perceber que no ambiente profissional confiança é antes de tudo manter a palavra. Honrar compromissos. Fazer o que prometeu, no prazo prometido. Isso gera segurança nas pessoas em relação a sua palavra  e passam a perceber em você alguém com quem podem contar para quando precisam.

Sobre o autor

Juan O’Keeffe é empreendedor e escreve sobre desenvolvimento pessoal no seu blog evoluçãopessoal.com.br. É bacharel e mestre em Administração de Empresas e atuou por muitos anos no mercado corporativo em empresas multinacionais de grande porte como HP e Dell em atividades como desenvolvimento e gerência de projetos de software.

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