Comunicação Empresarial: importância e principais estratégias

27 de março de 2020
Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog, Comunicação
Comunicação Empresarial: importância e principais estratégias

A comunicação empresarial é muito importante, porque as empresas são mais do que aglomerados de pessoas buscando lucro por meio de alguma atividade. Atualmente, elas são organismos vivos formados por muitas partes que independem e diferem entre si, mesmo assim trabalhando em conjunto. 

Portanto, a comunicação empresarial se faz muito importante neste novo contexto de mercado.

Sendo assim, para que a empresa funcione bem, seja em seu operacional, clima organizacional ou outros aspectos, é necessário que se estabeleça uma comunicação. A comunicação é o caminho que leva a um trabalho conjunto e aliado aos objetivos da empresa, fazendo com que os funcionários se sintam pertencentes à instituição.

Como resultado dessa comunicação, há um aumento no desempenho, inovações e a empresa passa a conquistar defensores de sua marca. Apesar de tantos benefícios trazidos pela comunicação empresarial, sua aplicação não é complicada e nem exige trabalho árduo, apenas conhecimento de boas estratégias.

É fundamental que os colaboradores, independentemente de seus setores, estejam alinhados e compactuando com os objetivos da empresa. Dessa maneira, o alcance dos objetivos e metas se torna muito mais fácil.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o que é comunicação empresarial, sua importância e mostrar suas principais estratégias.

O que é comunicação empresarial?

Comunicação empresarial pode ser definida como uma ferramenta estratégica que as empresas utilizam para atingir muitos objetivos, dentre eles:

  • Aumento da credibilidade;
  • Melhoria da imagem;
  • Melhoria dos resultados;
  • Aumento dos lucros.

Por conta da popularização da internet e com o advento da tecnologia, a comunicação empresarial vem se transformando gradualmente. 

Além disso, ela tem se expandido, bem como ganhado novas formas que são mais criativas, simples e eficientes.

Infelizmente, alguns ainda acreditam que o intuito desta comunicação é a manipulação das organizações, pensando apenas em favorecer sua imagem, escondendo informações e aspectos negativos.

A verdade é que se trata de algo muito mais amplo, diretamente relacionado com a sobrevivência e a manutenção da empresa. 

Então, para que traga os resultados esperados, ela precisa ser elaborada por profissionais capacitados.

Benefícios da comunicação empresarial

Quando uma empresa de assessoria em comércio exterior investe em comunicação empresarial, ela alcança muitos benefícios, devido a sua importância, como:

  • Melhora da imagem;
  • Profissionais mais engajados;
  • Bom clima organizacional;
  • Canais de comunicação abertos.

A comunicação empresarial faz com que a autoridade e a credibilidade da empresa aumentem. 

Os colaboradores também se sentem mais satisfeitos com o local em que trabalham, demonstrando satisfação até mesmo no ciclo operacional.

Os clientes e fornecedores respeitam instituições com políticas transparentes e que investem no diálogo. Aliás, estas são características muito importantes na hora de implantar uma boa comunicação empresarial.

Os funcionários também se tornam mais engajados com os objetivos da organização. Por conta disso, aumenta-se a sensação de pertencimento, bem como a identificação com a empresa.

Por exemplo, se uma empresa está passando um treinamento primeiros socorros para seus colaboradores, eles se sentirão muito mais motivados e buscarão melhorias, por causa da comunicação empresarial.

Tal nível de engajamento só é alcançado por meio de uma comunicação constante, sincera e aberta. Além disso, é importante que a empresa trate os colaboradores de maneira individualizada, tornando-o peça importante da instituição.

Quando isso acontece, o profissional compreende melhor a sua real importância para a organização, tornando-se mais motivado.

Outro benefício é o fato de que esses colaboradores passam a trabalhar de maneira mais eficiente. Como consequência, uma boa imagem da empresa é passada aos fornecedores e clientes.

Pelo fato dessa comunicação ser transparente, acaba evitando fofocas e especulações, levando mais segurança entre os colaboradores.

Outro ponto positivo é que, após implantar a comunicação empresarial, a instituição consegue descobrir os seus talentos. 

Esses profissionais têm facilidade para mostrar suas qualidades e apontar melhorias que podem ser aplicadas. Isso é muito importante, porque ajuda a empresa a se desenvolver de maneira constante, resolvendo muitos incômodos.

Para colher tantos benefícios, é imprescindível que as organizações saibam implantar a comunicação empresarial, usando as melhores estratégias.

Principais estratégias da comunicação empresarial

Para aplicar a comunicação empresarial, empresas de consultoria ambiental e outros segmentos precisam fazer uso de algumas estratégias.

Para facilitar, separamos alguns exemplos:

Análise do contexto empresarial

Esse primeiro passo ajuda a ter uma visão mais clara sobre a real situação de uma empresa, para estabelecer uma comunicação efetiva dentro dela.

Essa análise fornece um diagnóstico empresarial importante para enfrentar os desafios internos e aplicar novas posturas. Além de ajudar no ambiente interno, também ajuda no ambiente externo.

Por meio dessa análise, uma empresa não descobre apenas problemas ou pontos positivos em seu dia a dia, como quando oferece consultoria em segurança do trabalho para seus colaboradores, ou quando pensa em novas políticas administrativas.

Ela oferece uma visão mais realista dos negócios, que ajuda a implantar a comunicação ideal para a sua realidade. Isso permite uma tomada de decisão mais fundamentada, diminuindo a deficiência de compreensão.

Essa deficiência pode ser analisada de maneira mais realista quando acontece, podendo ser encontrada uma solução à altura do problema.

Análise da cultura organizacional

Toda empresa, como as fabricantes de empilhadeira retrátil, possuem sua própria cultura organizacional. 

É por meio dela que se expressam as maneiras de fazer negócio e como a organização trata seus colaboradores e clientes.

Portanto, a cultura organizacional também abrange hábitos e crenças estabelecidos por meio de valores, atitudes e normas que são compartilhados pelas pessoas que pertencem à organização, dividindo os mesmos princípios e identidade.

A análise da cultura organizacional permite identificar se os colaboradores da empresa conhecem, por exemplo, os valores que ela possui. 

Além disso, permite verificar se suas ambições, objetivos e metas estão de acordo com a realidade.   

Criação de plano de comunicação

Também é importante que a empresa crie um plano de comunicação empresarial para se comunicar de maneira mais efetiva com seus públicos interno e externo.

Por exemplo, se a organização deseja falar sobre alguns novos procedimentos que serão adotados na fabricação de fonte chaveada, por meio desse planejamento consegue se comunicar de maneira mais precisa.

Além disso, esse plano promove um diagnóstico da imagem da empresa, melhorando sua reputação para clientes, consumidores, sócios, fornecedores, etc.

Para fazer esse plano é necessário, primeiramente, conhecer bem a marca, explorando seu histórico, pontos mais relevantes e tudo que a englobe desde sua fundação.

Uma dica para esse momento é listar todas as atividades que são realizadas pela instituição, quantos colaboradores ela têm e qual o seu segmento de atuação.

Após isso, é importante definir um propósito para o plano, ou seja, suas metas. Se a organização deseja orientar os colaboradores quanto ao uso da bomba de água centrífuga, deve deixar isso bem claro na criação do plano.

Isso, porque é importante que essa comunicação esteja alinhada tanto com os objetivos da empresa quanto com sua visão, missão e valores, engajando os colaboradores nesse percurso.

Por ser um organismo vivo, composto por vários colaboradores, a empresa só atingirá seus objetivos se conseguir alinhar os funcionários com essas metas.

Além disso, é importante analisar cuidadosamente o mercado onde a empresa está inserida. 

Como essa comunicação é feita por essas outras empresas? Quais são os processos utilizados e como essa comunicação se estabelece.

É importante ter esse conhecimento para que a empresa consiga aplicar as melhores estratégias em comunicação.

Após isso, é fundamental estabelecer quais as mensagens a empresa deseja transmitir. Para isso, precisa compreender como seu público interno ou externo enxerga o negócio.

Tudo isso é importante para que a mensagem chegue ao seu destino de forma positiva, seja para falar sobre aluguel de grupo gerador preço ou qualquer outro assunto.

Escolha dos canais de comunicação

Os canais de comunicação são os grandes aliados que enviarão a mensagem que a empresa deseja passar. 

Para que essa comunicação seja bem-sucedida, a empresa precisa investir em bons canais. 

Dentre as principais opções estão:

  • Intranet;
  • Rede Social Corporativa;
  • Mural;
  • TV Corporativa.

A intranet possui acesso restrito a funcionários, podendo divulgar qualquer tipo de informação por parte da empresa. Dentre os usos mais comuns estão transmissão de treinamentos, informações gerais, divulgar produtos, etc.

As redes sociais estão em alta, então uma corporativa pode ser excelente para estimular a interação entre os funcionários e compartilhamento de informações.

Os murais são canais tradicionais muito utilizados por diversas empresas e podem ser usados para divulgar informações rápidas e precisas, sem nenhum grande investimento.

Por fim, a TV corporativa é como um mural digital, transmitida em pontos estratégicos das organizações, para que todos tenham acesso à informação. O ideal é usar imagens bonitas e atrativas, com conteúdos sempre atualizados.

A comunicação organizacional é muito importante para que as empresas tenham um bom relacionamento com todos que estejam envolvidos em seu dia a dia, desde funcionários até clientes.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog, Comunicação


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