Inteligência artificial, automatização, startups, Indústria 4.0: são tantos novos conceitos que acaba ficando difícil ficar em dia com as inovações. E, com essas novidades, você precisa buscar ser o “profissional do futuro”, mesmo que no presente.
Afinal, o mercado muda em paralelo com o mundo, de acordo com as nossas aspirações socioeconômicas e com o intenso avanço tecnológico. Ficar alheio a essas mudanças nos torna suscetíveis às incertezas, à estagnação e frustração profissional.
Dessa forma, o profissional do futuro, que aceita as mudanças e procura compreendê-las, não apenas se sobressai sobre os demais como também garante a reinvenção que o deixa preparado para encarar o mundo corporativo.
Neste artigo, nos empenhamos em destrinchar o que faz um profissional do futuro e trazer algumas dicas para deixar as grandes mudanças menos desafiadoras. Continue lendo e confira!
O que é o profissional do futuro?
Quando pensamos no que vem pela frente, nós normalmente nos perguntamos primeiro quais seriam as “profissões do futuro”.
Afinal, é inevitável imaginar quais funções serão beneficiadas e quais serão ameaçadas pelas mudanças no mercado de trabalho – por exemplo, o recente avanço da Inteligência Artificial e seus grandes expoentes, como o Chat GPT.
Entretanto, uma reflexão mais produtiva, neste momento, não é referente ao cargo, mas ao profissional que desempenha essa função. Por mais que a tecnologia movimente o mercado, as habilidades que levam o mundo corporativo para frente são as que possuem um caráter mais humano.
E isso não deveria ser surpresa, uma vez que o que chamamos de Soft Skills (competências comportamentais) nunca estiveram tão ao centro da dinâmica do mercado.
Por isso, vamos nos dedicar a analisar cada uma dessas perspectivas: qual o efeito das novidades tecnológicas sobre o mercado profissional e quais são as características requisitadas ao profissional do futuro.
Como ser um profissional relevante na era da Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial promete ser um grande apoio para as mais diversas carreiras em um futuro muito próximo, o que faz com que muitos profissionais se sintam ameaçados.
No marketing, por exemplo, as empresas podem começar a usar ferramentas como o Chat GPT para criar postagens, e-mails e muitos outros conteúdos.
Entretanto, ao contrário do que muitos acreditam, essa integração das novas tecnologias ao ambiente profissional pode, na verdade, criar novos empregos. Segundo o relatório do Institute for the Future, em parceria com a Dell, cerca de 85% dos empregos que estarão disponíveis em 2030 ainda não foram inventados.
Dessa forma, o dilema é mais simples do que parece. Para manter a relevância na era da IA, o bom profissional não pode trabalhar de um jeito rotineiro – ele precisa trazer qualidades verdadeiramente humanas para a sua função.
É importante nos mantermos atualizados sobre as novas tecnologias para usufruir de novas oportunidades. Porém, também precisamos reconhecer as limitações da IA, que não substituem nossas habilidades subjetivas e humanas.
As características do profissional do futuro
O profissional do futuro é aquele capaz de mesclar e agrupar habilidades. Por isso, reunimos algumas delas abaixo, discutindo um pouco sobre cada característica.
Flexibilidade
Com flexibilidade, o indivíduo se torna capaz de ampliar sua maneira de pensar e conciliar as mudanças em sua área de atuação e no seu entorno.
Nesse sentido, a capacidade de adaptação cumpre um importante papel no ambiente corporativo. É esse perfil versátil que garante uma postura sempre disposta a encontrar novos caminhos para produzir resultados.
Visão estratégica
Em segundo lugar, outra característica que mantém o profissional preparado para o que está por vir, é o desenvolvimento de uma visão estratégica.
Afinal, essa habilidade de enxergar a empresa e suas atividades de forma ampla é essencial para definir planos estratégicos e de ação, melhorando o alcance de metas.
Comunicação e colaboração
Quando damos ênfase para comunicação com uma das características do profissional do futuro não queremos dizer, necessariamente, que este deve conversar com todos e apresentar uma personalidade extrovertida.
Comunicação é a capacidade de trocar informações de maneira clara e assertiva.
É preciso saber se comunicar de forma educada e descomplicada no momento de passar uma demanda, conduzir uma reunião, dar um feedback etc.
Unido a isso, outra competência muito visada naqueles que desejam ser um profissional do futuro é a colaboração. Por mais que a automatização continue ganhando espaço nas empresas, a relação entre colaboradores ainda traz resultados inigualáveis.
Autoconhecimento
Por fim, uma última característica esperada do profissional do futuro é a identificação de seus pontos de melhoria. O autoconhecimento, seja técnico ou emocional, é capaz de ajudar você a entender quais são seus pontos fortes e, em que pontos precisa melhorar suas competências.
Esteja preparado! O futuro já chegou
Pode até parecer contraditório, mas o momento para ser profissional do futuro é agora. Afinal, todas essas novidades que ditam o futuro já estão acontecendo no presente.
Por isso, as mais diversas habilidades sociais são bem-vindas.
São elas que, felizmente, podem ser estimuladas com treinamentos e pela busca da absorção de conceitos e de boas práticas. Práticas que não ficam defasadas de noite para o dia, como é o caso de algumas tecnologias e novidades.
Invista na educação
Por fim, para manter o foco no futuro e estar disposto a enfrentar suas incertezas, o mais importante é compreender a importância da educação continuada nesse processo.
E nesse investimento na educação, há muitas formas de obter resultados capazes de impulsionar o seu desempenho profissional.
Seja através de cursos, palestras, mentorias ou workshops, todo o conhecimento é valioso na hora de estar sempre um passo à frente.
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