Os-7-mandamentos-da-lideranca-corporativa-eficiente

COMPARTILHAR POST

Os 7 mandamentos da liderança corporativa eficiente

Exemplos de grandes lideranças não faltam na história. Apesar de, muitas vezes, adotarem posturas diferentes, todos parecem carregar consigo algo em comum: um bom líder não move apenas a razão, mas também as emoções, fazendo com que cada pessoa consiga se identificar com a coletividade e se empenhe em um objetivo comum.

Além disso, é o líder quem consegue extrair o melhor de cada um, potencializando as qualidades não somente do grupo, mas também de cada indivíduo. O líder, portanto, é aquele que consegue criar coesão onde existe caos.

No meio empresarial, a figura do líder é muito importante, evidentemente. Afinal, colaboradores que estejam empenhados e motivados a perseguir o mesmo caminho, certamente terão mais êxito.

Acontece que muitos profissionais ainda acreditam que o cargo de chefia é o suficiente para se autoproclamarem líderes. Esse é um grande equívoco. Na verdade, para ser reconhecido pelo grupo, o líder precisar reunir uma série de atributos e observar alguns princípios fundamentais, comuns a todas as lideranças históricas que mencionamos anteriormente.

Neste post, vamos falar sobre os 7 mandamentos da liderança corporativa eficiente. Confira o que será abordado nesse post:

Uma boa liderança nutre os colaboradores

É preciso que o líder abandone agora mesmo a mentalidade de que os seus colegas de trabalho são concorrentes, principalmente quando ocupa o cargo de chefia. Esse pensamento atrasado pode prejudicar a qualidade da liderança por dois motivos: o primeiro deles é que, ao ver os outros profissionais como concorrentes, dificilmente o líder conseguirá promover o trabalho em equipe. Em segundo lugar, a insegurança será refletida diretamente na qualidade do trabalho.

Um bom líder deve, portanto, nutrir os colaboradores com a sua presença e conhecimento. Em vez de sufocar as “ameaças”, ele deve promover e estimular o trabalho daqueles que têm potencial. Assim, é possível criar um ambiente mais propício para a inovação e muito mais resistente às verdadeiras ameaças, que são as empresas concorrentes.

ebook - tudo oq ue você precisa saber sobre gestão de pessoas

O investimento nos liderados é necessário

Esse ponto é complementar ao abordado acima. Para nutrir os colaboradores e conseguir extrair o máximo do potencial da equipe, o líder precisa investir pesado em capacitação. A melhor forma de conseguir isso é por meio da educação corporativa.

Com esse tipo de investimento, o líder não estará apenas reforçando a qualificação de cada colaborador, mas também estimulando o surgimento de novos líderes, capazes de fortalecer o recurso mais importante da empresa, que é a própria qualidade da equipe, além da capacidade de inovar e de se adaptar ao ambiente externo.

O alinhamento é o principal papel do líder

Uma equipe alinhada pode superar qualquer obstáculo. O principal papel do líder é desenvolver essa conexão entre os seus liderados, trabalhando em todos os aspectos, desde a coesão do discurso da equipe até a uniformidade do próprio atendimento.

Para promover esse alinhamento, é fundamental que a empresa tenha valores fortes, que devem ser reforçados pelo líder sempre que possível, principalmente por meio de ações motivacionais. No entanto, a forma mais eficaz para transmitir esses valores é muito simples: o líder precisar dar o exemplo.

A comunicação é a espinha dorsal

Para haver harmonia em uma equipe, é fundamental que não somente o líder tenha a oportunidade de se comunicar facilmente com os colaboradores, mas todos se sintam à vontade para trocar informações e ideias livremente. Isso melhora o entrosamento da equipe e evita muitos problemas, como o retrabalho ou os ruídos comunicacionais. Por isso, a ideia tradicional do ambiente de trabalho silencioso deve ser excluída das suas prioridades agora mesmo.

O líder precisa estimular a comunicação entre todos os liderados, adotando uma postura de transparência. Além disso, a tecnologia pode desempenhar um papel crucial nessa área, mas esse ponto veremos em seguida.

A tecnologia é uma poderosa aliada

A tecnologia pode ajudar muito o líder a melhorar a sua performance e a de sua equipe. Em primeiro lugar, como vimos, hoje existem diversas ferramentas empresariais destinadas à comunicação interna. Esses recursos podem ser implementados para centralizar todos os comunicados, circulares e demais notificações necessárias à coesão do time.

Além disso, é preciso considerar outras ferramentas, como os tablets e smartphones, para gerir equipes em campo, e os softwares de gestão empresarial, para que seja possível monitorar os resultados dos colaboradores e fornecer feedbacks assertivos.

O poder dos feedbacks

Outro ponto que não pode passar em branco são os feedbacks. Aqui é onde a maioria dos chefes e líderes costuma errar. O feedback é um momento excelente para promover o aprendizado ou reforçar os pontos positivos dos colaboradores bem-sucedidos. No entanto, alguns ainda acreditam que dar o bom e velho “puxão de orelha” é o suficiente para que os profissionais sigam o caminho certo dentro da empresa. Isso é errado.

O ideal é que o líder consiga se aproximar do seu time e orientar, de maneira positiva, sobre cada ponto que deve ser melhorado. É claro que, para identificar as necessidades, ele precisa realizar um monitoramento constante dos resultados e trabalhar, em uma comunicação transparente, os outros pontos abordados anteriormente neste post. O feedback deve ser, portanto, um verdadeiro guia para o seu time.

O chefe não é, necessariamente, o líder

Por fim, o último mandamento é, na verdade, uma postura que o líder deve adotar diante dos seus liderados: nem todo chefe é um líder e nem todo líder é chefe. Pode parecer uma contradição, mas, se analisarmos com cuidado, vamos perceber que faz todo o sentido. Um líder só é identificado como tal quando a própria equipe o reconhece.

Muitas vezes, um colaborador que aja como um verdadeiro porta-voz do grupo, tenha iniciativa e proponha soluções, pode acabar se tornando uma referência para os colegas. É assim que surgem os líderes! Não é uma questão hierárquica, mas, sim, um posicionamento diante dos problemas enfrentados por todos no dia a dia. Portanto, se você deseja ser um líder e não um chefe, comece agora mesmo a se tornar essa inspiração que os seus colaboradores tanto buscam!

Gostou do nosso post de hoje? Qual mandamento mais chamou a sua atenção? Escreva nos comentários!

A CR BASSO Consultoria e Treinamento é uma empresa especialista no entendimento de necessidades, desenvolvimento de conteúdos e aplicação de soluções através de cursos, programas de liderança e avaliação de resultados em treinamentos.

Temos expertise também no diagnóstico de Equipes e/ou de Lideranças para gerar planos de desenvolvimento profissional.

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: